“EMMANUELISMO”?!

De quando em quando, circula pela Internet, e mesmo através de alguns periódicos espíritas, certas críticas à obra de Emmanuel – críticas que, como sempre, descambam para o aspecto pessoal, nas quais nem os desencarnados são poupados.

Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, e um dos espíritos integrantes da Falange do Espírito da Verdade, tem sido rotulado de jesuíta (em sentido pejorativo, óbvio), moralista e “febiano”...

Trata-se, sem dúvida, de uma inútil tentativa de, além de desmerecer a extraordinária obra que realizou, pela mediunidade de Chico, também de comprometer todo o trabalho do notável medianeiro – o maior fenômeno mediúnico de todos os tempos!

As críticas, no entanto, são sem consistência, a partir de quem as faz, pois que completamente desprovidos de currículo para tanto – doutrinário e, quiçá, moral.

Este pessoal que nasceu ontem, criticando um trabalho de 75 anos, no desdobramento da Codificação Kardeciana, está apenas com o intuito de aparecer sobre o esforço de quem começou a servir ao Cristo quando eles ainda estavam vagindo no berço, entre vômitos de mamadeira e fraldas sujas...

Não deveria perder tempo em contestá-los, mas, embora desencarnado, a minha veia jornalística prepondera, e não resisto ao anseio de pô-los em seu devido lugar, a fim de que se recolham à mediocridade que lhes é própria.

Ora, Emmanuel é o consolidador da Doutrina em sua feição de Cristianismo Redivivo! Será que isto o que os incomoda – o Cristo?! De minha parte, tenho absoluta certeza que sim. Este pessoal nada quer com a renovação íntima! Quer cultivar o intelecto, à feição dos doutores da lei que, na palavra do Cristo, coavam um mosquito e engoliam um camelo...

Sem mais nem menos, lançam as suas próprias excrescências sobre a tarefa de quem, praticamente, reescreveu o Evangelho, capítulo a capítulo e versículo a versículo, à luz da Fé Racionada. Emmanuel é o 5º Evangelista!...

“Paulo e Estêvão”, por exemplo, é a mais completa e fiel história do Cristianismo, em seus primórdios, desde a “Casa do Caminho”, em Jerusalém, às igrejas fundadas pelo Apóstolo da Gentilidade!

Não fosse o trabalho de Emmanuel, intermediando para a Terra o Pensamento Crístico, o Espiritismo não teria se caracterizado como o Consolador da promessa de Jesus, porque, evidentemente, na época em que viveu, Kardec teve que agir com a maior prudência a fim de que as suas obras não fossem censuradas pela Igreja.

A crítica às obras de Emmanuel, é inegável, não deixa de se estender ao trabalho de André Luiz, pretendendo reduzir a cinzas tudo o que Chico realizou – em outras palavras, estão insinuando que, a vida inteira, ele foi mistificado!

Este pessoal – aposto! – é daquela turma que, sorrateiramente, e, não raro, agressivamente, contesta a tese de que Chico foi a reencarnação de Allan Kardec.

Devo dizer a eles o seguinte: - Meus caros, vocês vão passar... A Obra Mediúnica de Chico Xavier está respaldada na sua vida apostolar! Se não têm coisa melhor para fazer, arranjem uma vassoura e se candidatem a garis de algum centro espírita! Assim, vocês estarão prestando melhor serviço espiritual a si mesmos, porque – afirmo-lhes – vocês trazem dentro consigo as características que João Evangelista, no livro “Roma e o Evangelho”, percebeu nos capelinos exilados na Terra: “A sua cabeça é de ouro, as suas mãos de ferro e os seus pés de barro. Conheceram o bem praticaram a violência e viveram para a carne.”.

No momento, é tudo o que posso fazer por vocês, sem me importar se venham, ou não, integrar a lista daqueles que, igualmente, têm me difamado – a mim, com quem ninguém deveria perder tempo com isto, porque, realmente, eu não valho nada!

Digo-lhes apenas que é tanta loucura no Movimento Espírita, que, inclusive, há quem saia de um país da Oceania, atravesse o mar, e venha a Uberaba, dormir nas dependências do Sanatório Espirita, a fim de ver se se encontrava comigo durante o sono! Para fazer o que, não sei, porque, sinceramente, para aquilo que desconfio fosse semelhante pretensão, eu estou de férias há muito tempo!...

DR.INACIO FERREIRA
Médium: Carlos Baccelli
Uberaba – MG, 19 de julho de 2011.

2 comentários:

  1. Texto altamente subjetivo que vai contra a racionalidade da doutrina. O autor com certeza é um espírito mistificador, como Emmanuel e muitos outros.

    Para entender leia o que Kardec diz:
    http://livrodosmediuns.wordpress.com/2a-parte-das-manifestacoes-espiritas/cap-27-contradicoes-e-mistificacoes/

    ResponderExcluir
  2. discurso típico de pessoas fanáticas que não aceitam ver suas visões contrariadas, chega ao ponto de idolatrar médiuns e Espíritos, mesmo que esses contrariem a codificação, que passou pelo controle universal, diferente de Emmanuel, André Luiz, Ramatis , etc

    ResponderExcluir